quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Alguns vegetais que se pode replantar


Dica do blog http://comofazerhorta.com.br/. Reescrito com acréscimo de plantas por Rafaella Souza.

É fácil replantar alguns vegetais a partir dos que se tem em casa, ou até mesmo gerar mais alimentos a partir de alguns restos de vegetais comprados na feira. Vou dar alguns exemplos:

Alho

Sabe quando aparecem pequenos brotos verdes (muito amargos para comer)? Então... Se você colocar este alho germinado em um copo com um pouco de água, esses brotos vão crescer.
Você deve trocar a água a cada dois dias e manter em algum lugar que pegue claridade, como perto de uma janela (se for próximo à cozinha, melhor ainda).

As folhas verdes tem um sabor muito mais suave do que os dentes de alho em si e são ótimas em saladas e massas. Mas se a fome não for tanta, pode-se plantar na terra e esperar para colher uma nova cabeça de alho. Para isso basta plantar o dente de alho em um vaso grande ou no chão, cobrir com uns 3 cm de terra e aguardar entre 4 e 9 meses. Quando algumas folhas secarem e amarelarem, será a hora de colher.

Cenoura

Compre cenouras na feira com um pedaço do talo, aí basta cortar a pontinha e colocar num recipiente com água. Em alguns dias novas folhas aparecerão e em poucas semanas você tem folhas verdes para fazer uma salada ou um refogado. Não gerará novas cenouras, mas as folhas são muito nutritivas e se não consumidas gerarão sementes (que aí sim, podem ser plantadas para gerar novas cenouras).


Cebolinha

Quando a cebolinha vem com raiz, é só cortar uns 2 cm acima da base, colocar em um recipiente com água e esperar alguns poucos dias. A água deve ser trocada a cada 2 dias. 

Você também pode colocá-la num vaso (ou garrafa pet, como na imagem), cobrindo com terra toda a parte da raiz e mantendo a terra úmida e, quando estiver grande suficiente, não arrancá-la da terra, somente cortando alguns centímetros acima da raiz.



Cebola

Ao contrário dos outros vegetais citados, o melhor é que as cebolas sejam plantadas diretamente no solo para crescer. Basta cortar a base inferior da cebola, deixando-a secar por algumas horas e então plantá-la em um vaso, cobrindo com uns 3 cm de terra.

Quanto maior for essa “tampa” cortada do fundo da cebola, melhor. Após três semanas, a cebola terá desenvolvido raízes e na quarta semana as folhas irão brotar. Quando algumas folhas já estiverem aparecendo, você pode remover do vaso, separar as mudinhas (caso mais de uma planta tenha surgido) e plantar cada uma em seu espaço, diretamente no solo ou mesmo em um vaso maior. Corte 1/3 das folhas para que seja mais fácil para a planta se readequar em seu novo ambiente.

Vou deixar aqui embaixo um vídeo que ilustra bem o replantio da cebola (é um pouquinho maçante, mas ele explica direitinho e fala que em 3 meses você colhe de 3 a 4 cebolas, e também tem o vídeo da colheita).


Batata doce

Com essa eu tive um sucesso aqui em casa tremendo! Meu irmão gosta de comprar na feira um monte por causa da dieta, então elas estavam estragando na geladeira e eu não queria jogar fora, geralmente eu faço compostagem de restos vegetais, casca de ovos e bora de café, mas dessa vez a batata doce me surpreendeu e rebrotou.

Como fazer? Pegar um pedaço da batata doce, enterrar deixando um pedaço do lado de fora. Lembrem-se que a bata doce é uma raiz tuberosa, e suas folhas crescem como nas trepadeiras, então o ideal é usar um vaso apropriado, pra que você consiga retirá-la da terra e também ter espaço no chão para as folhas crescerem, ou próximo a uma parede, ou suspenso, ou, ainda, atentar para podá-las.
Exemplos:


Só lembrando que essa é a batata inglesa, e as folhas não ficam assim...


Batata inglesa
Falando em batata inglesa... Achei um passo-a-passo no Google images que ilustra bem:

Só lembrando que para que a batata se desenvolva, o solo deve ser rico, então é ideal misturar três partes de terra para uma parte de composto orgânico. 

Abacaxi

O abacaxi também é muito fácil de se replantar! Sabe aquela coroa enorme que você acha que não serve pra nada? Então... Tá na hora de você saber pra que serve!

Nem preciso falar nada, o passo-a-passo já fala por si só, né?


Então é isso, gente! Aviso ao pessoal que me segue no insta: só devo um post, agora! HAUhauuaUHAuAhuaa

Beijos, e até sexta! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário