terça-feira, 29 de março de 2016

A saga dos pincéis


Oi, pessoal, tudo bem com vocês?

Dei uma sumida por motivos de <tentando organizar a vida>, e agora estou mais leve e com algumas novidades. Mas primeiro falarei sobre o que se trata este post. Vocês sabem que eu tento ter uma vida sustentável e que hora ou outra falo por aqui sobre essas minha experiências pra ter uma vida sustentável. Não engano ninguém dizendo que já tenho uma vida que é completamente sem resíduos, mas tento mostrar essas experiências, e recebo muita coisa boa em troca: vocês sempre lembram de mim quando vêem algum artigo/texto que fala sobre sustentabilidade em suas variadas formas, e acho muito legal ser um "ícone ecológico" pras pessoas que me conhecem mais de perto, e que me marcam em uma publicação no Facebook ou no Instagram, ou compartilham algo no meu grupo do Whatsapp. Isso me faz querer prosseguir no sonho, e querer alcançar mais pessoas!
Toda essa introdução é pra falar de mais uma experiência minha ao buscar produtos que não agridam, ou agridam minimamente o meio ambiente, que é o que busco pra minha vida e gostaria que todos ao meu redor também buscassem, se se permitirem pensar um pouco a respeito. E essa saga foi exatamente ao buscar pincéis para maquiagem, que não fossem feitos de plástico e que as cerdas fossem de fontes confiáveis... Então, há um ano atrás, pesquisei sobre pincéis feitos com cabo de bambu e/ou madeira e acabei comprando os pincéis da linha ECO da Macrilan. Fiquei empolgada porque a marca é brasileira (mas já explico umas coisinhas sobre) e os preços eram bem mais em conta do que os também em  bambu da marca parisiense ECOTOOLS, marca essa que diz seguir o conceito “earth-friendly”, e seus produtos são fabricados sem testes em animais (“cruelty free”) e sem o uso de qualquer produto de origem animal ou de derivados do petróleo.
Enfim, comprei os pincéis da Macrilan pelo preço, gostei do acabamento da maioria, mas uma amiga me atentou pelo fato de, apesar deles dizerem que a indútria é brasileira, os pincéis serem fabricados na China. Ora veja, eu muito inocente, achado que seria diferente com a ECOTOOLS, comprei no começo do ano alguns dos pincéis da marca e, ao final quando chegaram, a decepção: eles também continham o desestimulante "Made in China".
Fiquei tão chateada que deixei os pincéis quase duas semanas dentro da caixa, não mostrei pra minha mãe (que é a pessoa mais empolgada com maquiagens que eu conheço na vida!), não indiquei nas redes sociais... Até que eu consegui abrir, testar, e falar um pouquinho sobre o acabamento dele no Snachat. Nada muito demais, porque eu fiquei frustrada, né?
Aí vem o meu apelo às indústrias de cosméticos brasileiras: porque não tentar um pincel ecológico feito (COMPLETAMENTE), no Brasil? Não precisa ser de bambu, até porque é mais fácil encontrar na China, ok (e eles são o alimento natural dos pandinhas que lá vivem, vocês estão tirando o alimento natural deles, poxa!). Pode ser de uma madeira brasileira (com certificação, claro), que não sirva pra móveis, não sei, pensem! Eu sei que vocês se esforçam tentando fazer a coisa certa e, ao mesmo tempo, tentando deixar as mulheres brasileiras ainda mais bonitas, com suas diferenças.
Quero deixar claro que este não é um blog de moda feminina, pois minhas experiências sustentáveis vão muito além de cosméticos, e perpassam alimentos orgânicos e hortinhas até maquiagem e vestuário. Afinal nós não deixaremos de viver nesse mundo e usar das coisas que ele nos oferece, mas podemos consumir conscientemente, sabendo da origem dos produtos que compramos, da matéria prima/ingredientes que contém, e tudo a que geralmente nos é ocultado pelas indústrias que os produzem.
E é essa a reflexão que gostaria de deixar aqui, por hoje.



PS:. Eu acho que o título também poderia ter esse subtítulo: "A saga dos pincéis - um apelo ao Natura Campus e/ou Fundação O Boticário (?)" Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário