quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Bloggers "desperdício zero" e decisões...


Oi, gente, boa noite, tudo bem?

Voltando ao assunto lixo zero, eu andei pensando bastante sobre o assunto... Infelizmente ainda não consegui marcar o quadrinho pra aceitar os "Termos de uso", mas tô tentando caminhar pra esse rumo aos poucos, e espero, com a ajuda de vocês, dicas para chegar o mais perto possível do desperdício zero, e incentivo pra continuar nessa caminhada para a sustentabilidade, com dicas das mais diversas coisas, desde receitinhas até pessoas e instituições que podem nos ajudar no processo.

Vou firmar um compromisso aqui de fazer pelo menos duas postagens por semana: terças quartas e quintas sextas. Nas terças a postagem vai ser mais curtinha, com dicas de sites, como foi a primeira postagem, de coisas que as pessoas me mandam no grupo do whatsapp, ou no instagram, ou mesmo que recebo via e-mail. Os temas, que vocês vão procurar nos marcadores, serão: jardim & horta sustentável, zero waste, alimentação orgânica & receitinhas, produtos artesanais e ecológicos, faça você mesmo reutilizando, brinquedoteca ecológica, e outros temas que vocês podem sugerir.

Pra começar o assunto, separei alguns (poucos) sites e blogs que falam de pessoas que decidiram viver "zero waste", no Brasil e no mundo. Acabei esquecendo de falar, né? Na quinta vão ser justamente as listas! Enfim, a primeira é sobre essas pessoas corajosas que decidiram deixar muita coisa de lado (inclusive o consumismo), pra viver uma vida sem desperdício.

Aí vai:

Um ano sem lixo - http://www.umanosemlixo.com/
Único blog que achei em português/no Brasil (se tiver outro, por favor, postem nos comentários). A Cristal é quem escreve nele, e vai fazer um ao em dezembro (tá perto)! Tem váááááááááááárias categorias no blog dela, com uma média de 5 posts por mês. Gostei muito do blog dela, é bem clean. Uma pena que as listas são muito Sudeste/Sul (quero dizer que não é culpa dela, é um consenso achar que no Brasil só se acham produtos nessas regiões), mas tem dicas de produtos on line. Eu vou buscar coisas locais pra colocar aqui no blog, focar no Norte/Nordeste. Esperem o post da próxima quinta!

The Rogue Ginger - http://www.therogueginger.com/
Blog da Erin Roads, onde ela compartilha a vida sem plástico e sem desperdício. Ela escreve sobre alternativas livre de plástico para compras, e cozinha, maquiagem, limpeza e viagens tentando não criar lixo. Ela também fez uma lista de bloggers zero waste, no mundo (ela atualizou o "Um ano sem lixo" porque eu pedi! É muito fofa!): http://www.therogueginger.com/2015/03/zero-waste-bloggers-list.html

Trash is for tossers - http://www.trashisfortossers.com/
Agressivo, né? Então, esse é o blog da Lauren Singer, a garota do potinho de vidro que contém tooooodo o lixo dela produzido em dois anos - talvez mais - que eu falei no primeiro post (lembrem do primeiro post aqui). O blog foi feito pra que ela documentasse (como um diário) a vida dela em busca do Desperdício Zero e mostrar que levar um estilo de vida Lixo Zero é simples, eficaz em termos de custos, em tempo útil, e que pode ser divertido, e inteiramente possível para todos e qualquer um. Ela diz inclusive que se ela posso fazer isso, qualquer um pode (uma hora eu vou tentar, juro)!


Zero Waste Home - http://www.zerowastehome.com/
Blog da Bea Johnson, autora do bestseller "Zero Waste Home" (Zéro Déchet em francês). Ela vive livre de resíduos com sua família desde 2008, e compartilha seus benefícios de saúde, financeiros e economia de tempo.


2 comentários:

  1. Adorei a postagem, os links são bastantes úteis, obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Carolli! Se você quiser receber sempre as notificações de nosso blog pode se inscrever em "Seguir por e-mail", ou nos seguir no instagram. O user é @atelieco

      Excluir